As brincadeiras,
sejam elas com colegas de sala de aula, amigos e familiares, acredito ser um
dos momentos mais marcantes da juventude.
Nessas brincadeiras
desenvolvemos raciocínio lógico, respeito as regras, solidariedade, relacionamento
com os diferentes e compaixão.
Isto posto,
trazemos para vocês um cubo muito especial, o Cubo das brincadeiras
africanas ,este objeto irá proporcionar a criança e ao professor conhecer
novas brincadeiras e assim explorar um novo universo de possibilidades com os
pequenos.
Você deve estar se perguntando, quais brincadeiras contêm
este cubo?
Terra-Mar
Com origem em Moçambique,
nação do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias
conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa, temos a primeira
brincadeira.
Para este jogo
não é necessário nenhum material, realiza-se ao ar livre e basta um traço
desenhado no chão. Os jogadores dispõem-se em fila ao longo deste traço, sem o pisar.
No início do
jogo, define-se que um dos lados do traço é o «Mar» e o outro é a «Terra». É
escolhido um jogador para dar a voz de comando, que será «MAR» ou «TERRA».
A esta ordem,
os jogadores darão um salto para o lado correspondente.
A voz de
comando não obedece a qualquer sequência, o que quer dizer que a ordem «Mar»,
p. ex., pode ser dada repetidamente. Por outro lado, os jogadores podem ser
enganados pelo “comandante” do jogo, quando este executar um movimento para o
lado contrário ao da ordem que deu.
Sempre que um
jogador se enganar, saltando para o lado errado, ou ficando no mesmo lado, em
vez de saltar, sai do jogo.
O jogo
termina, quando ficar apenas em jogo um participante, que será o vencedor.
Saltando Feijão
Saltando Feijão
tem origem na Nigéria, país africano que fica no Golfo da Guiné, tem muitos
monumentos naturais e reservas de animais selvagens. Áreas protegidas como o
Parque Nacional do Rio Cross e o Parque Nacional Yankari têm cachoeiras, densas
florestas, savanas e habitats de primatas raros.
Originalmente,
desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda, uma criança
é escolhida para ficar no centro girando a corda enquanto as outras, arrumadas
em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela, hoje somente
uma corda é o suficiente, ganha quem ficar sem ser tocado pela corda
Acompanhe meus pés
Acompanhe meus
pés é uma brincadeira com origem na República Democrática do Congo, denominada,
entre 1971 e 1997, República do Zaire, e por vezes designada como RDC, RD
Congo, Congo, Congo-Quinxassa ou Congo-Kinshasa para diferenciá-la da vizinha
República do Congo é um país da África Central.
Nessa brincadeira
as crianças estão em um círculo. O líder canta e bate palmas. Ele parar de
cantar na frente de uma das crianças e realiza algum tipo de dança. Se a
criança conseguir copiar os passos ela se torna o novo líder.
Labirinto
Com origem em Moçambique,
o labirinto é um jogo fácil de ser realizado. O labirinto será traçado como giz
no espaço determinado pelo professor. Os dois jogadores terão uma tampinha cada
um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar
primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador
esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual
mão está a tampinha escondida. Se o adversário acertar a mão que está com a
tampinha ele anda uma casa, se errar permanece no mesmo lugar.
Banyoka
Este jogo é da
Zâmbia, no sul da África, é um país sem saída para o mar de relevo acidentado e
vida selvagem diversa, com muitos parques e áreas de safári.
O espaço ideal
para ele é um terreno acidentado repleto de arbustos e pedras. Cada equipe pode
ter no mínimo 2 ou 3 pessoas até mais a
critério do educador, cada time se agacha segurando um no ombro do outro para
ficar num formato de “cobra”. O jogo consiste no seguinte: todos os jogadores
de cada equipe têm que mexer o corpo para trás e para a frente, como se fossem
uma cobra rastejando pelo chão e ainda precisam desviar dos objetos que são
colocados como obstáculos. E assim eles vão andando até um ponto
pré-determinado por todos. Vence a equipe que não se separar até o ponto de
chegada.
Como proposta pedagógica
O professor
pode a cada dia da semana realizar uma brincadeira diferente, toda vez antes de
escolher uma brincadeira o professor joga o cubo e assim que o objeto cair,
indica qual brincadeira irá ser a escolhida.
HABILIDADES BNCC:
(EF01LP02) Escrever,
espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando
letras/grafemas que representem fonemas.
(EF15AR04) Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas
convencionais e não convencionais.
(EF35EF01) Experimentar e fruir
brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de
matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse
patrimônio histórico-cultural.
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