O USO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
Jogos e brincadeiras fazem parte da vivência das crianças, e estas atividades são muito importantes para o seu desenvolvimento infantil, ainda mais na fase de alfabetização.
Aliar ao processo de alfabetização
jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades interativas desenvolve os
aspectos físicos e cognitivos das nossas crianças, além de incentivar a
socialização no ambiente escolar.
Com o lúdico em sala de aula temos mais uma ferramenta para
alcançarmos o desenvolvimento integral das nossas crianças de maneira prazerosa,
já que que as ferramentas lúdicas despertam ainda mais o interesse da criança
em participar das atividades escolares.
SOBRE A ATIVIDADE MÁQUINA DE PALAVRAS DA BRUXINHA
Na busca por uma atividade lúdica de leitura, propomos atividade
interativa máquina de palavras da Bruxinha. Nela as crianças poderão formar
palavras iniciadas com BR para leitura e refletir sobre o sistema de escrita,
aliado ao personagem da bruxinha, seguindo a temática do Halloween.
COMO MONTAR A ATIVIDADE MÁQUINA DE PALAVRAS DA BRUXINHA
Para montar a atividade máquina de palavras da Bruxinha:
É necessário pintar e recortar o molde da atividade nos lugares
pontilhados indicados;
Logo após o aluno colará as laterais da bruxinha em seu caderno,
deixando livre a parte superior e inferior para que seja inseria a tira que
auxiliará na formação de palavras iniciadas com BR.
Vídeo da atividade
HABILIDADES BNCC:
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas,
fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando
semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando
semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na
decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por
memorização.
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖 |
Exemplo de citação no padrão da ABNT
MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE HALLOWEEN: MÁQUINA DE PALAVRAS DA BRUXINHA. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 08 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2019/10/atividade-halloween-maquina-de-palavras.html>.
Vc é um ser de muita criatividade e generosidade, por nos passar essas atividades que nos é de suma importância. Meu muito obrigada
ResponderExcluirUtilizei com meu aluno, que é especial.ele gostou muito!
ResponderExcluirAmei a atividade. Muito criativa. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMuito top!! Amei, gratidão por compartilhar.
ResponderExcluirObrigado por sua escrita. Foi muito útil. Quero compartilhar o artigo no meu site abcya games, esperando que seja útil para todos.
ResponderExcluir